quinta-feira, 9 de setembro de 2010
BUSCA:
 
Home Resumo da Edição
Variação no clima pode ser prejudicial
Queda na temperatura provoca mudança de hábitos. Médicos indicam cuidados para evitar doenças alérgicas e respiratórias

Nos últimos dias, os termômetros do Estado de São Paulo vêm mostrando frequentes variações. Temperaturas que antes eram superiores à 30ºC, caem de uma hora para outra para aproximadamente 20ºC. Com essas alterações, o índice de doenças aumenta, devido à sensibilidade do corpo humano e a facilidade de contaminação em dias frios, principalmente se alguns cuidados não forem tomados.

Segundo o pediatra do Hospital Geral do Grajaú, Herlander Manuel Mendes Coelho, o corpo humano é mais imune em dias com temperaturas mais elevadas. "No frio, a resposta do corpo a agentes infecciosos é pior, possibilitando que as doenças oportunistas desse período apareçam", explicou Herlander. Um alerta para evitar doenças alérgicas é manter sempre uma malha em condições de ser utilizada, eliminando mofos e ácaros. Doenças respiratórias como rinite, asma, gripe, entre outras são as principais doenças que aumentam nesse período.

A secretaria de Estado da Saúde faz algumas recomendações para evitar que crianças e idosos, faixas etárias mais propensas a terem doenças infecciosas, sofram com essa mudança do tempo.

Antes de sair de casa verifique a temperatura e utilize roupas adequadas, mantenha o cuidado com as roupas, deixando-as limpas e em condições de serem usadas, consumir alimentos aquecidos, como chá, leite quente e outros, depois do banho evitar sair com o cabelo molhado, evitar correntes de ar, não permanecer em locais fechados onde não circule ar e procurar sempre manter janelas abertas em locais como escritórios e ônibus para dificultar a contaminação pelo ar.

Voltar ao índice Voltar à página inicial
 
 
ÍNDICE DA SEÇÃO
CADERNO DA EDIÇÃO 984
  - ATOS OFICIAIS
  - CADERNO 2
  - PRINCIPAL
 
 
Edições Especiais
Veja aqui nossas edições especiais
Cadernos e matérias selecionadas das edições especiais publicadas pelo Regional News.
 
 
Pesquisa
Quem você acha que deve representar a região na Assembleia Legislativa?
Névio Dártora
Gersinho Romero
Celino
Miranda
Outro candidato
    
 
 
PUBLICIDADE
 
Copyright © 2010 | Peres & Graziano Ltda.
Itanio sistemas via internet
Todos os direitos reservados